terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Choque na minha ordem

A primeira vez em um país desenvolvido a gente nunca esquece. Tá certo que ainda nao posso falar da Espanha, mas de León como cidade, sim, ainda que eu viva aqui há apenas quatro dias. Aí você faz cara de interrogaçao... León? Onde fica isso? Vos digo: essa é uma cidadezinha ao norte da Espanha, mais pra Portugal que pra França, que faz parte do caminho de Santiago de Compostela. Com cerca de 135 mil habitantes, funciona de acordo com o calendário da universidade, onde eu vou estudar.

Eu que sempre disse que as cidades pequenas nao me agradavam a longo prazo, já começo a mudar de ideia. Menos de uma semana é pouco pra sentir o que é viver em uma cidade bem menor que o Rio, mas nao me imagino cansada da vida que os próximos seis meses me prometem.

Porém, é distinta a diferença daqui para uma cidade pequena no Rio. Cabo Frio? Petrópolis? Aqui entra o tal do desenvolvimento que eu falei no início. Duvido que em algumas delas é possível encontrar ruas limpas, asfaltos sem buracos e motoristas conscientes, que param assim que você coloca o pé na faixa de pedestres. Juro que nao é lenda! Aliás, é possível que eu seja atropelada na primeira tentativa de atravessar a rua no Brasil, porque estou super mal acostumada.rs O lixo aqui é separado e nao dói fazer isso. Três lixeiras resolvem a "difícil" missao de colaborar com o meio ambiente.

Nao se trata de esquecer da nacionalidade com menos de uma semana de vida em Leon. Ainda me dá orgulho dizer que sou brasileira e carioca. Ainda mais quando as pessoas abrem aquele sorriso quando você diz de onde veio. Mas nao posso mentir... o choque é inevitável.

Um comentário:

  1. aqui no brasil vi cidades assim. principalmente aquelas que não se alinham com grandes cidades e ou capitais. suas peculiaridades são um tanto "fofinhas" de se ver e seus ritmo slowmotion ou aparente slowmotion é perfeito para quem trabalhar no seu próprio ritmo.

    ta aí, não sabia que essa cidade fazia parte do caminho de santiago. deve ter muitos mochileiros passando e ficando por aí. pesquisarei mais sobre Leon para ver se a coloco numa possível eurotrip.

    ResponderExcluir

Fala tu