sábado, 24 de outubro de 2009

Salve o cinema brasileiro

Todos já sabem que o filme escolhido pelo Ministério da Cultara para concorrer a uma indicação no Oscar 2010 foi Salve Geral, de Sérgio Resende. O que me surpreendeu na programação de cinema do fim de semana é que, em menos de um mês, o filme está sendo exibido em apenas seis salas do Rio.

Assisti Salve Geral antes mesmo da estreia e o filme bateu bem, ainda que a fórmula seja repetitiva ao misturar ficção com fatos reais de violência nos grandes centro urbanos. Neste caso, os ataques do PCC pela cidade de São Paulo em 2006 se entrelação com a história de Lúcia, uma mãe que luta para tirar seu filho Rafael da cadeia.

O filme está longe de ser ruim, tem ótimas atuações, mas não acredito que seja merecedor de uma indicação dessas. Começando pela visível falta de interesse do público, que não deve conseguir segurar o filme em cartaz por muito mais tempo do que ele já está. Depois pelos pecados de "grandes filmes brasileiros", que têm cara de televisão e, na maior parte das vezes, pecam nas cenas de ação e perseguição.

Meu palpite é que ficaremos fora dos cinco indicados, como no ano passado com a tentativa de Parada 174. Alguém mais otimista que eu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala tu