segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Cinema brasileiro a preço de banana

O Projeta Brasil completou uma década este ano e, para quem não conhece, trata-se de um dia inteiro destinado ao cinema nacional nas salas Cinemark. Cada sessão custa dois reais e a renda é revertida para iniciativas de apoio ao cinema nacional. Convenhamos que é juntar o útil ao agradável porque a causa é nobre e cinema barato assim é uma diliça.

Todo ano os cinéfilos se programam para ver quantos filmes for possível, encaixando horários e emendando sessões. Opa, deixem que eu me corrijam. Os cinéfilos não, mas os quase-cinéfilos, já que os propriamente ditos já assistiram aos filmes no Festival do Rio do ano anterior. Apertando um compromisso aqui, matando uma aulinha ali, eu consegui fazer a minha maratona também. Confesso que já fui melhor nisso, mas ainda assim assisti cinco filmes: o vergonhoso Bela noite para voar, o impressionante À deriva, o fofo-engraçadinho Romance, o surpreendente Tempos de paz e o pastelão Os normais 2.

Os filmes em cartaz conseguiram o equilíbrio entre os muito bons e os assustadoramente ruins, entre os alternativos e aqueles blockbuster made in brazil. Bacana que dá a oportunidade do público ter acesso a filmes "diferentes", mas também dá a bilheteria que alguns filmes toscos não tiveram enquanto estavam sendo exibidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala tu